quarta-feira, 16 de junho de 2010

Centro de Convenções para RH – Recursos Humanos

Centro de Convenções para RH – Recursos Humanos



“... Partimos da premissa de que as pessoas não são custos e nem ativos das empresas, mas investidores que aplicam a sua competência na expectativa de serem valorizados e obterem um retorno através de reconhecimento e remuneração do trabalho desenvolvido.
Em outras palavras, o colaborador leva o capital humano para dentro da organização, em forma da sua disposição de aplicar o mesmo e de aumentar o potencial produtivo da organização. Surge então a pergunta: Como multiplicar o potencial produtivo do indivíduo e, por tabela, do corporativo?”

Werner Kugelmeier
Autor do livro "Prisma - girando a pirâmide corporativa", um guia sobre gestão
Jurista e Administrador de Empresas formado na Alemanha
Fez carreira corporativa em multinacionais no Brasil
Participou de negociações empresariais em 60 países
Desde 2000 atuando com Educação Corporativa
Facilitador de Cursos e Palestras sobre Gestão Empresarial
Proprietário da WK PRISMA – Educação Corporativa Modular
Atua com Educação em Gestão Empresarial com empresas como TOTVS

O consultor em gestão empresarial Werner Kugelmeier em uma das partes de seu livro PRISMA – Girando a Pirâmide Corporativa lança desafios e sinaliza tendências para a Gestão de Capital Humano e evidencia os elementos que transformam o capital humano num fabuloso recurso de geração de resultados para a corporação e a reciprocidade para o capital humano e para o mercado ao qual esta corporação atende e para a sociedade na qual esta corporação está inserida.


Dentro de uma organização, o setor responsável por gerir o Capital Humano é geralmente conhecido pelo nome de RH ou Recursos Humanos.


Muito se discute no meio acadêmico e no meio empresarial o quanto é um acerto chamar o setor que faz a gestão do Capital Humano de: Recursos Humanos; mas este não será nosso alvo de discussão hoje. Neste momento vamos conversar sobre o tamanho da responsabilidade do setor de RH e a necessidade imperiosa deste setor praticar reuniões periódicas fora do ambiente de trabalho para discutir índices e métricas de resultados para a corporação e suas metas e objetivos para o próximo período de avaliação passando a ser efetivamente um setor estratégico para os negócios e de contribuição com a inteligência competitiva para atuação da corporação em seu mercado.


Antes de falarmos da importância das reuniões periódicas fora do ambiente de trabalho, vamos entre nós convencionar o que é ser estratégico, e o que é IC – Inteligência Competitiva, novamente aproveitando mais trechos do livro: PRISMA – GIRANDO A PIRÂMIDE CORPORATIVA do consultor empresarial Werner Kugelmeier:


“Afinal, o que quer dizer “estratégico”? ... “Por trás de toda empresa de sucesso existe uma estratégia eficaz” (Michael Cusumano) ... “Na verdade, ninguém sabe o que é estratégia” (The Economist) ... Usada na área militar, esta palavra é hoje bastante empregada na área de negócios... Michael Porter, o estrategista acadêmico que diz: “A estratégia competitiva é a busca de uma posição única e valiosa em uma indústria” ... Para não se perder entre polaridades e óticas diferentes, vamos simplificar e trazer a discussão para o mundo corporativo: “Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir um determinado objetivo.” ...”

“Apresentamos aqui o conceito de IC que já foi além do entendimento puro, transformando-se em aplicação bem sucedida nas empresas: A IC – Inteligência Competitiva – é um programa sistemático, comparável a um radar corporativo, para coletar, categorizar, analisar e disseminar a informação sobre as ameaças e oportunidades do mercado e setor, com suas tecnologias e modelos de gestão onde a empresa atua, com as virtudes e fraquezas da concorrência bem como com os pontos fortes e os pontos fracos da própria empresa, com o propósito de ajudar a organização seus atingir objetivos, estabelecendo as ações ofensivas e defensivas mais adaptadas à estratégica da empresa e à vantagem competitiva almejada por ela. É assim que se caracteriza a transformação de informação em inteligência.”

E qual é a importância das reuniões estratégicas periódicas para o setor de RH – Recursos Humanos?

Devido ao tamanho da responsabilidade que os novos cenários de negócios impuseram ao setor de RH, cada vez mais torna-se imperioso a implantação das melhores práticas de gestão do capital humano! Para que a equipe de RH vá para uma reunião estratégica preparada e “respirando” a importância primordial deste momento, que pode influenciar os rumos dos negócios da corporação, há a necessidade vital de mudança de ambiente!


Não trata-se de uma reunião para discussão de tarefas rotineiras, não trata-se de uma reunião para os necessários ajustes internos, não trata-se de uma reunião de capacitação inerente as funções, ou de uma reunião para discutir o uso dos novos recursos do software usado na empresa, trata-se de uma reunião que pode influenciar a VIDA DA CORPORAÇÃO, reunião esta que aqui vamos chamar de uma CONVENÇÃO DE RH!


Não estamos falando das Convenções de RH organizadas por setores da economia que reuni participantes de várias empresas que é uma excelente opção para a integração dos RH’s e a discussão de diversos temas ligados aos recursos humanos. Estamos falando de uma reunião visceral para os negócios com a equipe de RH de sua organização; e tamanha é a importância deste momento, que aqui convencionamos de CONVENÇÃO DE RH, ou CONVENÇÃO INTERNA DE RH.


Qual a necessidade de uma CONVENÇÃO DE RH ser realizada num outro local que não o ambiente corporativo?


Geralmente a equipe de RH já usa as dependências da empresa para as necessárias reuniões de balizamento de procedimentos, de discussão de tarefas, de capacitação, etc. Isto minimiza um fenomenal fator de influência no comportamento do ser humano que é o poder do ambiente na produtividade.


Um dos recursos psicológicos usados para multiplicar a relevância de um evento é o uso de um ambiente diferenciado, com energia que propicie o despertar dos sentidos e das potencialidades humanas. Os organizadores de uma Convenção de RH, ao promoverem uma data com brevidade, um local e tópicos que serão abordados, nomes dos participantes e as exigências para participação; comunicam a percepção deste momento como CRUCIAL para os negócios podendo criar um CLIMA que conduza os participantes a se prepararem com zelo para o momento, a terem expectativas produtivas, a se dedicarem com a mente, o coração e a alma abertos para assumirem compromissos e atitudes para a conquista de resultados superiores!


“Um teste para medir a influência do ambiente sobre o trabalho, elaborado em 2002, foi adotado no curso de Gestão da Inovação, do Programa de Educação Continuada (PEC) da Escola de Administração de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). O teste foi dividido em dois grupos, que tem 40 minutos para criar um cartão de visita inovador para uma consultoria empresarial. Um grupo trabalha numa sala ampla, colorida, com mantras de criatividade colados nas paredes e TV e som ligados – um ambiente de cultura questionadora.


Outro grupo fica numa sala fechada, sem ar-condicionado e sob pressão de um “gerente”: condições que simulam a cultura de resistência ou proibitiva, segundo definição dos pesquisadores Charles Prather e Lisa Gundry.


O teste foi aplicado em várias turmas, com resultado consistente. A cultura questionadora trabalha mais e melhor: gera cerca de 50 idéias, muitas delas inovadoras e viáveis. A cultura proibitiva não rende mais do que uma única idéia, que, quando muito, apenas segue a pesquisa de mercado sobre as necessidades do cliente.”


Guia Valor Econômico de Inovação nas Empresas
Moysés Simantob e Roberta Lippi
Editora Globo


Imagine na situação abaixo a importância do ambiente:


=> Em momento oportuno, fale com seu cônjuge que você precisará ter uma conversa para discutir um assunto muito importante;


=> Devido a importância da conversa, peça para que seu cônjuge relacione o que lhe é mais caro e seus interesses no relacionamento de vocês e os planos para o futuro;


=> Em momento oportuno, promova para seu cônjuge a vital importância desta conversa para a vida pessoal de cada um de vocês;


=> Por fim, fale para seu cônjuge que esta conversa exigirá o ambiente de um final de semana num local propício para o momento, como um hotel fazenda, pois o que você tem para falar mudará a forma de vocês viverem a vida de casal.


IMPORTANTE:


=> Fundamental criar um clima positivo de alta expectativa e não de terror. No caso acima o assunto a ser discutido é que você recebeu o prêmio do consórcio de R$ 300.000,00, depois de anos de contribuição, e precisa discutir os detalhes do novo imóvel, a começar pela vantagem de ser um apartamento ou de ser uma casa e que precisam sair desta conversa com decisões tomadas sobre o que fazer nos próximos 30 dias que desencadearão compromissos pelos próximos anos. Por isso esta conversa não pode ser na mesa da cozinha e sim num ambiente propício para despertar o potencial de vocês, VALORIZANDO assim o assunto e o momento vivido. Usa-se assim a mágica do RITUAL na mente humana.

Então, para uma Convenção de RH, qual ambiente VALORIZARÁ o assunto e o momento vivido pela organização?

Que ambiente pode contribuir para AFLORAR todo o potencial de sua Equipe de RH?

Há opções que podem contribuir para os objetivos de uma reunião estratégica de RH, propomos aqui os benefícios, vantagens e diferenciais proporcionados por um CENTRO DE CONVENÇÕES!

Para que a Convenção de RH cumpra sua função, o ambiente deve ser PROTETOR, deve permitir LAZER, deve permitir HOSPEDAGEM e ALIMENTAÇÃO, deve possuir uma ENERGIA que permeia cada momento do participante catapultando sua mente para a identidade de REALIZADOR. De alguém que pode enfrentar e vencer a rotina dos desafios, de alguém que vai todos os dias ESCOLHER e DECIDIR construir seus RESULTADOS.

Que ambiente possui um CENTRO DE CONVENÇÕES com esta ENERGIA?

Mais do que toda infra-estrutura necessária para um Centro de Convenções atender aos quesitos da corporação para o êxito de uma convenção, há a necessidade visceral de colocar a nosso favor o que a sociologia hoje reconhece por influência do meio. Por alguns evidenciados como forças emocionais, poderes produzidos pela natureza que produzem uma sensação superior de bem estar.

Estamos falando de um:

Centro de Convenções num Hotel Fazenda

A principal vantagem de um Hotel Fazenda que contribui diretamente para o êxito de uma convenção é a ENERGIA DO MEIO! O poder de influência da natureza aliado ao ambiente rural do interior dão suporte ao afloramento das potencialidades humanas proporcionando desenvoltura superior para quem conduz a convenção como também para quem está nos bastidores mantendo a organização e naturalmente também para os participantes.

Hotel fazenda é um lugar de natureza exuberante onde desfruta-se de um convívio mais íntimo com o que é da terra e aproveitando-se toda a geografia para desenvolver atividades adequadas que o meio ambiente possibilita como: arvorismo, rafting, paint ball, balonismo, passeio de charrete, pesque e pague, passeio de jardineira, passeio de trem, e muito mais que estarão disponíveis aos participantes da convenção como atividades extras ou como incentivos e prêmios ou como treinamento outdoor.

Sua empresa já realizou uma Convenção de RH num Hotel Fazenda?

Quando foi a última vez que sua empresa realizou uma Convenção de RH no interior do estado de São Paulo?


Vivencie uma convenção num hotel fazenda que seja patrimônio histórico e com alimentação típica da área rural e a hospitalidade do interior!

Imagine um Centro de Convenções num Hotel Fazenda com estacionamento amplo para carros e ônibus de qualquer tamanho, com heliporto, com a necessária segurança, com a infra-estrutura adequada de hotelaria, lazer e turismo e os serviços básicos e complementares exigidos para o êxito de uma convenção.

Contrate para a sua próxima Convenção de RH o Centro de Convenções de um Hotel Fazenda! Dê este prêmio a todos os seus participantes!



Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas - 10/06/2010


ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:
Equipe do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas

Centro de Convenções e Eventos
ESPAÇO PARA CONVENÇÕES E EVENTOS NUM HOTEL FAZENDA

Conheça uma estrutura completa para a realização de seus eventos empresariais aprovada por grandes empresas brasileiras e multinacionais. O Centro de Convenções e Eventos do Solar das Andorinhas está dentro de um Hotel Fazenda no interior do estado de São Paulo, em Campinas, 1hora da capital!
saiba mais >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário